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Dicas de Saúde para o Carnaval




Milhares de foliões entram na farra, no carnaval. E para cair na folia sem descuidar da saúde são necessários cuidados e algumas precauções, a começar pela alimentação.


Muito líquido, alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e legumes, aconselha os nutricionistas. Eles aconselham a água de coco, além de hidratar é nutriente, pela composição rica em sais minerais.


Da culinária regional, os pratos condimentados e gordurosos devem ser evitados, como a tradicional feijoada, ou as buxadas e dobradinhas. O ideal é comer peixes e carnes grelhadas, leite e queijos sem muito sal e temperos, são os mais recomendados.


Para ganhar energia, os pães integrais ou mesmo pratos a base de massa. E recomenda ainda começar o dia com uma refeição substancial, embora leve, que pode ser enriquecida com cereais.


Cuidar do "esqueleto" é fundamental, para quem vai frevar por quatro dias e quer sair "inteiro".E recomendado o uso de tênis, sapatos baixos ou mocassins, para evitar sobrecarga em articulações dos tornozelos, joelhos e quadris. O médico recomenda também dar intervalos, de pelo menos dez minutos, a cada hora de folia. Além de manter uma postura correta da coluna e ter um período de repouso o mais longo possível entre os dias (ou noites) de carnaval.


Nos cuidados com a pele, o sol em excesso é o principal perigo. Como não dá para escolher hora, o ideal é usar sempre um filtro solar, de preferência com fator de proteção 15, bonés e chapéus também podem ajudar.

A maquiagem excessiva, principalmente nas peles infantis. "Os corantes e substâncias irritantes estão presentes em quase todos os produtos, então o ideal é evitar excessos e utilizar sempre os de melhor qualidade, além de retirar imediatamente se houver sinais de irritação ou coceira".


Para completar, o uso de roupas leves (sempre que as fantasias permitirem), e o corpo sairá da folia tão bem cuidado quanto entrou!





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