Planatina




Planatina

O surgimento da cidade de Planaltina insere-se no contexto econômico brasileiro pós-mineração. Seu povoamento começou por volta de 1790, com a fixação, à beira do riacho, de um ferreiro descendente de bandeirantes, perito em manejar e consertar armas, provavelmente vindo de alguma mina dos arredores. A partir do estabelecimento desse sítio toda região ficou conhecida como “Mestre D’Armas”. No ano de 1938, passou a se chamar Vila Planaltina. Em 1960, com inauguração de Brasília passou a ser Cidade-sátelite do Distrito Federal.
Local: a 40 km de Brasília, seguir pela Saída Norte pela BR-020

Museu Histórico e Artístico

A antiga sede de uma fazenda em 1811, foi a moradia da família Guimarães, pioneira na cidade e da região. Tombado em 1982 pelo Patrimônio Histórico do Governo Federal, IPHAN, é hoje o Museu Histórico e Artístico de Planaltina. Conserva a mobília original, preservando a historia e a cultura da cidade.

Pedra Fundamental (Morro Centenário)
Em 1922, exatamente cem anos depois da Independência do Brasil, em 7 de Setembro, foi assentada a Pedra Fundamental de Brasília pelo Presidente Epitácio Pessoa no então denominado Morro do Centenário, a 10 km da cidade de Planaltina.




Voltar




ENVIE ESTA PÁGINA PARA SEUS AMIGOS
Seu nome:   
Seu E-mail:  

Escreva uma mensagem para seus amigos.

Você pode enviar para quantos amigos desejar,
basta clicar no sinal de mais(+) para que outros campos apareçam.

Nome E-mail