Foz do Iguaçu




Foz do Iguaçu - Paraná


Turismo - "Iguaçu" significa "água grande" em Tupi-Guarani e das Cataratas ao Parque Nacional, Foz do Iguaçu mostra que isso é verdade. É a sexta cidade mais visitada do mundo. As riquezas naturais proporcionam roteiros de ecoturismo para os aventureiros e as construções e monumentos históricos dão opções mais calmas aos turistas.

Descoberta em 1542 pelo espanhol Álvar Nuñez Cabeza, Foz do Iguaçu só começou a ser explorada em 1881 pelos seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Oito anos depois foi fundada a colônia militar na fronteira, marcando o início da ocupação por brasileiros.

Nos primeiros anos do século XX, Foz do Iguaçu chegou a abrigar 2.000 pessoas. O vilarejo possuía uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça.

Em 14 de março de 1914, foi criado o Município de Vila Iguaçu, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu", em 1918.

Dois anos depois, a estrada que liga Foz do Iguaçu a Curitiba (BR - 277) começou a ser construída. Era precária e cheia de buracos. Na década de 50, iniciou-se o asfaltamento da estrada que liga o Paraná de leste a oeste e Foz do Iguaçu a Paranaguá (Ponte Internacional), inaugurando em 1969.

Ecoturismo em Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - As Cataratas do Iguaçu são responsáveis pela vinda à Foz do Iguaçu de um grande contingente de turistas, oriundos de todas as partes do mundo. Quem assiste à queda do lado brasileiro pode ver com privilégio as águas com visão panorâmica. Do lado argentino a vantagem é o contato e a integração com a natureza, podendo, ainda, ver as quedas de vários ângulos.

Cânion Iguaçu - O Campo de Desafios Cânion Iguaçu fica no Parque Nacional do Iguaçu e possui muitas opções para o ecoturista:

Arborismo

Elementos Baixos - Onze brinquedos construídos em troncos de eucalipto, cabo de aço e cordas, com altura máxima de 50 cm do solo.

Elementos Altos - Doze brinquedos com altura máxima de 8 metros, distribuídos em um circuito dentro da mata. No final, há uma tirolesa de 25 metros de extensão.

Muro de Escalada - Com altura de 7 metros e agarras artificiais que simulam uma rocha natural de escalada.

Pulo do Gato - Brinquedo com 12 metros de altura, em que o visitante sobe em um eucalipto de 10 metros e do topo deve pular para alcançar um trapézio.

Rapel - Para chegar à plataforma de rapel, é preciso atravessar uma trilha suspensa a 360m por dentro da mata. A descida é de 55m com vista pras Cataratas do Iguaçu.

Rafting - Começa próximo às cataratas com uma bela vista das quedas para o rafting. Ao todo são 4 km de descida, sendo 1km de corredeiras e 3km de águas calmas, onde é possível nadar no rio.

Escalada - Trinta rotas de escalada com proteções fixas e móveis com alturas que variam de 10 a 30 metros, em rochas basálticas, com uma boa aderência.

Atrativos culturais de Foz do Iguaçu

Ecomuseu - É o agente principal do desenvolvimento da educação ambiental de Foz do Iguaçu e o primeiro do gênero da América Latina. O objetivo é representar as ligações entre o homem, suas obras e o meio ambiente compreendido no reservatório de Itaipu.

Mesquita Muçulmana - Um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. Ornamentada com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados.

Templo Budista - Local de orações e meditações da comunidade oriental de Foz do Iguaçu. À sua porta encontra-se a palavra ORBI, que significa Ordem Budista. Na parte superior do templo, existem cinco estátuas de Buda que representam, entre outras coisas, a alegria, a sorte e a saúde.

Primeiro Aeroporto - Em 1933 surgiu a necessidade de se construir um Campo de Aviação em Foz do Iguaçu para o estabelecimento de uma linha do Correio Aéreo Militar.

Distante da cidade na época, o local escolhido foi onde atualmente encontra-se o Clube Gresfi. Por lá, visitantes ilustres, como Walt Disney, Henry Fonda e Grace Moore conheceram Foz do Iguaçu.

Espaço das Américas - Construído com o objetivo realizar atividades de educação ambiental e promover a unidade cultural das Américas, é um local para realização de exposições, seminários e outros eventos, principalmente ligados ao Mercosul. O local tem capacidade para 340 pessoas e encontra-se à disposição da comunidade para eventos em Foz do Iguaçu.

Marco das Três fronteiras - Para marcar geograficamente a fronteira de Foz do Iguaçu (Brasil) com as cidades vizinhas de Puerto Iguazú (Argentina) e Puerto Franco (Paraguai), foi construído em cada uma das cidades um obelisco, símbolo da igualdade, complementaridade e respeito entre os três países. O marco brasileiro fica a 6 km do centro da cidade e foi inaugurado em 20 de julho de 1903.

Coart - A Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná (COART) tem o objetivo de organizar, estruturar e principalmente divulgar o artesanato regional, preservando a arte e cultura de Foz do Iguaçu.

Ponte Internacional da Amizade - A construção da ponte foi o primeiro grande passo da região das três fronteiras para acabar com as limitações de acesso entre dois países. A ponte tem uma extensão de 552,4m e um vão de 303m, o maior do mundo em obra de concreto, com 13,5m de largura e altura de 78m a partir do fundo do rio e 32m acima do nível da água.

Ponte Presidente Tancredo Neves - É a ponte que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, com Puerto Iguazú, na Argentina. Fica no início da BR 469 e comporta duas pistas de tráfego e dois acostamentos para passagem de pedestre, além de um complexo alfandegário de 2.500m² de área construída em cada lado, com repartições aduaneiras, policiais, sanitários e informações turísticas.

Como chegar em Foz do Iguaçu

Vindo do Brasil, basta pegar a estrada BR-469. A estrada termina no início da Ponte Presidente Tancredo Neves, que é o principal caminho para entrar na cidade, e seguir até o fim.




Voltar




ENVIE ESTA PÁGINA PARA SEUS AMIGOS
Seu nome:   
Seu E-mail:  

Escreva uma mensagem para seus amigos.

Você pode enviar para quantos amigos desejar,
basta clicar no sinal de mais(+) para que outros campos apareçam.

Nome E-mail