Ilha do Mel




A Ilha do Mel é uma Estação Ecológica ou Unidade de Conservação (UC)* do Paraná e tem na riqueza e variedade de sua flora e fauna uma de suas principais características. Preserva ainda, nas suas construções antigas, a memória de trechos importantes da nossa história. Sua geografia proporciona belas paisagens e passeios alem de ser ideal para a prática de diversos esportes.

Existem várias opções de passeios na ilha. Trilhas, praias, costões, matas, mangues, morros e outras ilhas são todas alternativas imperdíveis. Convêm lembrar que qualquer tipo de veículo motorizado é proibido na Ilha portanto escolha a opção de acordo com sua condição física e disposição.

Passeios:

Ilha das Palmas

Você vai conhecer um verdadeiro paraíso natural. Visitamos a Ilha das Palmas, localizado em frente ao Farol das Conchas na Ilha do Mel, com uma galera para passar o dia.


A Pé (Trekking)

Se você estiver na área da Brasília e Farol aproveite para visitar o Farol das Conchas e a Fortaleza. Em cerca de 1 hora de caminhada pela praia você conhece a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres que começou a ser construído por volta de 1767. No alto do morro, atrás do forte, existe um mirante com uma vista maravilhosa.

Ainda na Brasília/Farol você deve visitar a praia do Belo. Por uma trilha no meio da mata, passando por manguezais e muitas orquídeas e bromélias, chega-se a esta belíssima praia ideal pra se apreciar o por do sol. Continuando pela mesma trilha, por cerca de 3kms, chega-se a Praia Grande. Pode-se dar uma esticada até a Praia do Miguel e se ainda estiver disposto até a Praia das Encantadas no mar de fora. Aproveite para conhecer a famosa gruta e a pitoresca Praia das Encantadas no mar de dentro.

Caso você esteja nas Encantadas, faça o caminho para o norte seguindo pelo caminho que passa pela gruta. Prossiga pela Praia do Miguel, Praia Grande, Praia de Fora até o Farol da Conchas. Se estiver bem disposto dê uma esticada até a Fortaleza para conhecer um pouco da história do Brasil.

De Bicicleta

Todas as opções acima podem ser feitas de bicicleta exceto o trecho entre a Praia do Miguel até as Encantadas e vice-versa. Sempre é bom lembrar que as marés aqui na Ilha são acentuadas portanto informe-se antes de sair pois as praias tendem a diminuir de tamanho na maré cheia. Lembramos que o piso das trilhas nas matas é de areia fofa. Tem que estar em forma!

De Barco

São diversas as opções de passeios de barco. A baía de Paranaguá e enorme, belíssima e cheia de lugares para se descobrir. A ilha fica na entrada desta baía o que facilita o acesso para outras ilhas, cidades e locais de interesse. Ilha das Palmas, Superaguí, Ilha das Peças, Paranaguá, Guraqueçaba, Antonina, Salto Morato, Ilha Sambaqui, Baia dos Pinheiros e até Maruja na Ilha do Cardoso já em São Paulo são algumas das opções mais próximas.

Como Chegar:

A PARTIR DE CURITIBA

POR VIA RODOVIÁRIA
De Ônibus

Terminal Rodoferroviário de Curitiba
Av. Afonso Camargo, s/n
Tel: (41) 223-0873
Tel: (41) 320-3092

De Carro

Existem duas opções a partir de Curitiba.

- Pela BR 277 entrando na PR 407 (para Pontal do Paraná) e depois pegar a PR 412 até o Trapiche (pier, porto) de Pontal do Sul. Dist: 130kms - 01:40 hrs (Opção mais rápida e segura)

- Pela Estrada da Graciosa (PR 410) com entrada pela BR 116 - (São Paulo - Curitiba) passando por Porto de Cima e Morretes. (Opção para passeio lindíssima mas bem mais demorada)





Voltar




ENVIE ESTA PÁGINA PARA SEUS AMIGOS
Seu nome:   
Seu E-mail:  

Escreva uma mensagem para seus amigos.

Você pode enviar para quantos amigos desejar,
basta clicar no sinal de mais(+) para que outros campos apareçam.

Nome E-mail