Agreste




Itacoatiaras de Ingá

O mais expressivo monumento arqueológico brasileiro, localiza-se no município de Ingá. São inscrições rupestres feitas em pedras, provavelmente pelos indígenas, muito antes dos europeus chegarem ao continente americano. Não se conseguiu ainda decifrar o significado de tais inscrições. Os motivos são geométricos (pontos, círculos, estrelas, cruzes, entre outros), ocorrendo também representações estilizadas de animais.

Essas enigmáticas gravuras foram executadas pela técnica do polimento e são objeto das mais variadas especulações. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).


Estação Velha

A estação de Campina Grande foi inaugurada pela Great Western, como ponta de linha do ramal de Campina Grande. Até a década de 40, a estação foi ponto de destaque no desenvolvimento econômico e cultural campinense.
Hoje, é um dos pontos mais atrativos da história de Campina Grande. Foi lá, precisamente no dia 2 de outubro de 1907, que a primeira "Maria Fumaça" aportou na cidade. É desta estação que sai o trem do forró para o distrito de Galante, no período de São João.


Açude Velho

Considerado um dos principais cartões postais da cidade por sua beleza, teve suas obras iniciadas no ano de 1824, ainda na época do império, responsável por sua construção, sendo concluído em 1830. Hoje, a sua história se confunde com a própria cidade. Possui restaurante com vista panorâmica, quiosques e o monumento Os Pioneiros.
Atualmente com suas calçadas ampliadas e com a construção de ciclovias, o Açude Velho também serve para a prática de Cooper. Diariamente centenas de pessoas acorrem àquela área, para fazerem seus exercícios físicos.


Parque Estadual da Pedra da Boca

O Parque Estadual da Pedra da Boca está situado no município de Araruna. Com uma reserva de 156 hectares, possui um belíssimo patrimônio geológico, repleta de cavernas, rochas com agarras naturais e as mais diferentes formações rochosas, ideais para a prática de esportes de aventura.

O local é formado por várias serras de pura rocha que escondem dezenas de cavernas e grutas. Muitas ainda inexploradas, algumas com pinturas rupestres. A região era ocupada primitivamente por várias tribos indígenas da imponente nação Tapuia. Hoje, é freqüentado pelos alpinistas de todo Brasil.


Pedra de Santo Antônio

A Pedra de Santo Antônio situa-se num dos prolongamentos da Serra do Bodopitá, no Planalto da Borborema, num curioso formato de coração. O local foi transformado em ponto de romarias, durante o período que antecede a data do santo: 12 de junho. Na capela lá existente, são realizados novenários, casamentos e promessas.

Fagundes oferece uma porção de oportunidades turísticas que vão desde o histórico-religioso da Pedra de Santo Antônio a outras pedras de relevante valor histórico-cultural, com especiais cenários de montanhas e fontes de água mineral.

Toca do Tapuia

Lugar bastante visitado pelos turistas, a Toca do Tapuia é uma caverna que possui uma vista privilegiada, uma "Boa Vista", jazendo jus ao município de mesmo nome, no qual está localizada.


Fonte: Governo do Estado da Paraiba.




Voltar




ENVIE ESTA PÁGINA PARA SEUS AMIGOS
Seu nome:   
Seu E-mail:  

Escreva uma mensagem para seus amigos.

Você pode enviar para quantos amigos desejar,
basta clicar no sinal de mais(+) para que outros campos apareçam.

Nome E-mail