Canela




Canela - Rio Grande do Sul

Turismo - Cercada de morros e bosques, Canela está situada em uma região que lhe rendeu o título de Capital do Ecoturismo Brasileiro. Uma cidade que vale à pena conhecer e desfrutar de um dos melhores climas de veraneio no Rio Grande do Sul.

Canela era um ponto de parada de descanso para os tropeiros. De tanto descansarem em baixo das árvores de canela, os tropeiros apelidaram carinhosamente aquela parada como Canela. Um tempo se passa e o grande desbravador, o Coronel João Corrêa da Silva, levou a ferrovia até aquele ponto e investiu nela.

Logo se formou um pequeno povoado ali, basicamente de famílias de imigrantes italianas e alemãs, e, com o início das atividades industriais, logo se tornou passagem obrigatória entre os Campos de Cima da Serra e Porto Alegre.

O roteiro continuava a atrair os tropeiros a descansar e a vender seus produtos. Os povoados imigrantes aprenderam a conviver com a beleza natural e convida os turistas a fazerem o mesmo em Canela.

Esportes em Canela

Vôo Livre - Olhar para Canela é uma coisa, mas olhar de cima é uma coisa totalmente diferente. Salte bem do alto e admire-se mais uma vez com a beleza de Canela.

Mountain Bike - As trilhas de mountain bike de Canela são perfeitas para sentir o cheiro do verde e mandar pro ar o estresse do dia-a-dia.

Trekking - As trilhas de Canela são famosas no Brasil e praticadas por todas as idades, é a atividade mais acessível. Os parques de Canela oferecem ainda a visão da mata nativa e de pequenos animais.

Rafting -Reme por correntezas brabas e trilhe seu passeio dentro de bote. Canela se destaca pela qualidade da água com o rio Paranhana, um dos melhores do Brasil para o rafting.

Rapel - Sempre com um equipamento adequado, você pode descer seco ou molhado, já que descer cachoeiras está na lista. Sinta a força da gravidade te testando enquanto desfruta de uma das paisagens mais bonitas de Canela.

Atrativos Naturais de Canela

Parque das Cachoeiras - Esse parque de mata nativa e animais silvestres é muito usado para piqueniques e trilhas ecológicas, tirolesa, banhos de cachoeira, toboágua e piscinas naturais em Canela. Há também infra-estrutura para esportes radicais, área de camping e cabanas.

Parque do Caracol - A maior atração é a Cachoeira com uma queda livre de 131m, atração de Canela. O Parque conta com moderna infra-estrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas mantidas pelo Projeto Lobo-Guará e escadaria de 927 degraus que conduz à base da Cascata.

Alpen Park - O único parque de trenós do Brasil está em Canela. Uma descida de montanha em meio à natureza a bordo de trenós para até duas pessoas, com controle individual de freio. O parque conta também com um circuito de arborismo com duas tirolesas espetaculares.

Parque da Ferradura - Parque com trilhas ecológicas de 10 minutos a 3 horas de duração, com mirantes espetaculares para o Rio Caí em forma de ferradura e para a cascata do arroio Caçador, em um canyon de 420 m de profundidade.

Floresta do IBAMA - A Floresta Nacional do Ibama de Canela, localiza-se a 6 quilômetros do centro de Canela, tendo como acesso uma estrada não pavimentada. A área da Unidade é de 517 hectares.

Atrativos culturais de Canela

Catedral de Pedra - A Catedral Nossa Senhora de Lourdes está no coração de Canela. Construída em estilo gótico inglês, sua torre de 65 metros de altura é imponente e abriga um carrilhão de 12 sinos.

Castelinho Caracol - Um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que conduzem a uma verdadeira viagem ao passado de Canela.

Casa de Pedra - Um belo conjunto arquitetônico todo formado por pedras em que, hoje, abriga o Cineteatro de Canela. Localizado no centro da cidade, é um peça importante de Canela.

Monumento à Integração da Região das Hortênsias - Duas figuras humanas de mãos dadas (significando união) segurando, juntas, uma hortênsia - flor símbolo de Canela.

Ruínas do Cassino - A obra teria sido um dos maiores e mais modernos hotéis do país, devido a sua grandiosidade para a época e sua localização em meio a um panorama belíssimo em Canela.

Como chegar em Canela

Saindo de Porto Alegre, as opções de acesso são as seguintes para Canela: Via Gravataí/Taquara - BR-101, dirigindo até Gravataí, pegar a RS-020 até Taquara e então a RS-115. Ou pode pegar a Via Novo Hamburgo - BR-290, BR-116 até Novo Hamburgo, RS-239 até Taquara e RS-115.




Voltar




ENVIE ESTA PÁGINA PARA SEUS AMIGOS
Seu nome:   
Seu E-mail:  

Escreva uma mensagem para seus amigos.

Você pode enviar para quantos amigos desejar,
basta clicar no sinal de mais(+) para que outros campos apareçam.

Nome E-mail