Caruaru: Em Pernambuco, feira é tão grande que são três




Caruaru: Em Pernambuco, feira é tão grande que são três

CLAYTON BUENO
da Folha de S.Paulo, em Caruaru

Luiz Gonzaga (1912-1989) cantou sobre a feira de Caruaru: "De tudo que há no mundo, nela tem pra vender". O verso traduz a impressão que se tem ao chegar a essa feira, que, na verdade, são três: a Sulanca (de roupas, funciona às terças), a livre (de quarta a sábado) e a de artesanato, permanente. As feiras funcionam como uma espécie de síntese da cultura nordestina condensada no parque 18 de Maio. São 218 mil metros quadrados freqüentados por uma média de 100 mil pessoas a cada semana.
Caminhar por suas ruelas equivale a fazer um curso intensivo de tradições nordestinas. Tudo o que é vendido nessas barracas carrega a marca dos anos de história que levaram essa região a se tornar o que ela é hoje. Maior cidade do interior do Pernambuco, Caruaru --no agreste pernambucano, a 135 km de Recife, a cidade tem atualmente cerca de 270 mil habitantes-- depende da feira, que movimenta grande parte da economia local.

Produtos
A oferta em Caruaru parece infinita, tanto na variedade quanto na quantidade. Lá é possível encontrar artigos de couro e produtos como bonecos de barro feitos a mão, brinquedos de madeira, redes, cestas, chapéus, carnes, queijos, cereais, sementes, frutas típicas etc. (leia mais sobre os produtos à venda na pág. F4). E valem as regras de toda e qualquer feira: o preço cai com o avançar das horas e a pechincha faz parte do negócio.
Além de batalhar pelo menor preço para um suvenir de viagem, é bom prestar atenção não só no conteúdo, mas na forma. É que ela desempenha papel ativo em Caruaru. As feiras são formadas por barracas e por bancos --como são chamadas as tendas-- de tantos formatos, cores e tamanhos quanto é possível o visitante imaginar.

O repórter viajou a convite da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco)





Voltar




ENVIE ESTA PÁGINA PARA SEUS AMIGOS
Seu nome:   
Seu E-mail:  

Escreva uma mensagem para seus amigos.

Você pode enviar para quantos amigos desejar,
basta clicar no sinal de mais(+) para que outros campos apareçam.

Nome E-mail