Jaboatão dos Guararapes




História
Localizada em uma posição privilegiada, colada ao Recife, e fazendo divisas com cidades como São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Moreno, Jaboatão dos Guararapes é uma das mais importantes da Região Metropolitana.
Seu povoado foi fundado por Bento Luiz de Figueiroa, proprietário do Engenho São João Batista, em 1593. Foi elevado a categoria de cidade por lei provincial em 27 de junho de 1884, tornando-se município autônomo em 03 de agosto de 1892.
Jaboatão guarda na seu histórico a resistência contra o dominador holandês durante as batalhas travadas nos anos de 1648 e 1649, no Montes dos Guararapes - berço da nacionalidade brasileira - hoje, Parque Nacional dos Montes Guararapes - e as marcas da sua vitória com a expulsão dos invasores. Por ter sediado as principais batalhas contra os holandeses na então Capitania de Pernambuco, o Exército brasileiro considera o Monte Guararapes como o "berço da pátria". Veja também essa detalhada narrativa sobre a Batalha dos Guararapes.
O município ficou conhecido também como "moscouzinho", por ter sido o primeiro município brasileiro a eleger um prefeito comunista, em 1947.
O nome da cidade é originário da palavra indígena "Yapoatan", que faz referência a uma árvore comum na região, usada na fabricação de mastros de embarcações.
Administrativamente, Jaboatão dos Guararapes é formado pelos distritos sede, Cavaleiros e Prazeres. Todos os anos, no dia 4 de maio, é comemorada a emancipação política do município.

Economia
Localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), o município de Jaboatão dos Guararapes faz limite com a capital pernambucana. O município dotado de infra-estrutura, áreas de lazer (foto) e um centro econômico e comercial diversificado, além de uma visita de encher os olhos de qualquer visitante.
A cidade é dividida em três Distritos: Jaboatão Centro, Cavaleiro e Prazeres. O primeiro, apresenta-se até hoje, com características de cidade de interior, com a população dedicada as atividades comerciais e agrícolas; em Cavaleiro a predominância é o comércio. O distrito de Prazeres compreende a sede da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, o pólo industrial e logístico e um litoral com 8 km de orla com guas límpidas e mornas o ano inteiro. É o distrito de maior apelo turístico com comércio diversificado (aí incluído o Shopping Center Guararapes, o segundo maior de Pernambuco) e uma cadeia hoteleira de nível internacional.
Jabotão dos Guararapes é o segundo município em importância entre os sete que integram o Grande Recife. A classificação é conseqüência dos altos índices de crescimento que a cidade vem alcançando nos últimos anos, consolidando-se como o segundo município do Estado em arrecadação.
O turismo também é um fator econômico bastante expressivo na cidade que é considerada o Berço da Pátria, por ter sido em suas terras que aconteceram as principais batalhas contra os holandeses, no século XVII.
Além de Jaboatão dos Guararapes, a Região Metropolitana abriga também os municípios de Recife, Olinda, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Araçoiaba e Moreno.




Voltar




ENVIE ESTA PÁGINA PARA SEUS AMIGOS
Seu nome:   
Seu E-mail:  

Escreva uma mensagem para seus amigos.

Você pode enviar para quantos amigos desejar,
basta clicar no sinal de mais(+) para que outros campos apareçam.

Nome E-mail